Acessar Área do Assinante
E-mail: Senha
Esqueceu a Senha?

Seja Nosso Autor

Informamos que os interessados em publicar livros sobre os temas de atuação da editora podem encaminhar seus trabalhos para avaliação.

Nosso Conselho Editorial é responsável por receber e analisar todas as propostas de livros dos profissionais que nos procuram.

A avaliação considera o formato final apresentado da obra, potencial mercadológico, domínio do assunto e atualidade do tema.

Assim, pedimos que não sejam encaminhados projetos, propostas de dissertação ou outros trabalhos ainda não concluídos para o formato livro.

Pedimos aos interessados especial atenção para os tópicos seguintes.

Adaptação de trabalhos diversos para o formato de livro

Trabalhos acadêmicos, como teses, dissertações e apostilas, apresentam linguagem, estrutura e normas da ABNT diferentes daquelas utilizadas em livros. Sendo assim, faz-se necessário adaptar-se o conteúdo destes para torná-los realmente um livro, às vezes até reescrevê-los.

Teses e dissertações apresentam inúmeras citações, notas de rodapé, referências bibliográficas, além de notas explicativas, importantes quando se trata de trabalho acadêmico. Porém, nos livros o excesso de informações prejudica a leitura, tirando sua dinâmica, interrompendo a linha do pensamento do leitor, que a todo momento precisará remeter-se às explicações lá contidas. Ressaltamos também que o livro é um produto com cunho comercial.

A eliminação de apêndices e anexos desnecessários torna a leitura mais objetiva. Dessa forma, o livro deverá conter apenas os dados realmente imprescindíveis.

Toda e qualquer atualização de dados pesquisados deverá ser feita antes da entrega do original para avaliação. Após a entrega, a Editora não aceitará acréscimos ou alterações no texto (exceto para o caso de obras aprovadas e que tenham atualização em função da mudança de legislação). Informações desatualizadas que não tenham sido corrigidas antes da entrega do material à nossa Editora são de total responsabilidade do autor da obra.

Importante ressaltar que a linguagem do livro deve ser clara e objetiva, sendo necessária a eliminação de referências ao projeto acadêmico que deu origem ao livro. Por exemplo: “Esta tese tem como objetivo”; “Conclusão final da dissertação”; agradecimentos a orientadores e razão social da instituição (Diretor da Faculdade de...); abstract; enfim, tudo que venha a caracterizar um trabalho acadêmico, pois recebemos para análise somente livros.

Deve-se, sobretudo, fazer uma leitura atenta dos originais para que se evite repetição de informações em capítulos ou itens diferentes. Caso isso ocorra, estas deverão ser eliminadas. A separação e denominação dos capítulos ficam plenamente sob a responsabilidade do autor da obra.

As orientações apresentadas são de grande relevância, visto que para a análise dos originais serão levados em conta todos esses itens para chegar à estimativa de custo de produção editorial da obra, realizada após orçamento levantado pela Editora. Informamos também que a presença de figuras, ilustrações e fotografias elevam o custo da obra até quatro vezes mais que o custo de um livro-texto, além destas precisarem da devida autorização para serem publicadas, a fim de não causarem problemas com direitos autorais.

Resumo das orientações dadas

1- Remova as notas de rodapé incluindo-as no corpo do texto ou elimine-as. Caso seja necessário que algumas permaneçam, deixe apenas as que forem relevantes e com textos pequenos, pois notas de rodapé extensas são impossíveis de permanecerem na mesma página de sua chamada.

2- Reavalie se há realmente a necessidade de figuras, fotografias ou ilustrações. Caso sejam realmente necessárias, os originais deverão ser entregues com as respectivas autorizações para a publicação.

3- Faça uma reformulação na estrutura do trabalho, eliminando capítulos como metodologia adotada, dedicatória, abstract, conclusão final etc.

4- Não deixe repetições de assuntos em itens ou capítulos.

5- Utilize uma linguagem clara e objetiva, evitando períodos longos e cansativos e privilegiando as orações na ordem direta. Por exemplo: sujeito – verbo – predicado.

6- Atualize as informações, apurando-as antes da entrega dos originais.

7- Adapte os agradecimentos para o livro, eliminando todos os dados acadêmicos.

8- Restrinja as referências bibliográficas às obras de maior relevância.

O processo industrial

Depois de o original ser aprovado para publicação e o contrato assinado pelas partes, o trabalho entrará no cronograma de lançamento da Editora. O prazo previsto para o término do livro estará especificado no contrato, além de outros detalhes que envolvem a Editora e o autor.

Fases do Processo Industrial

Preparação de originais/edição de texto

Os originais passarão por um trabalho de copydesk (correções ortográficas, gramaticais etc.), além de sofrerem uma padronização preestabelecida pela Editora, serão aplicadas as normas da ABNT para livros, visando a uma adequação harmônica entre normas e entendimento do conteúdo. Dúvidas quanto ao sentido serão submetidas ao autor. Nenhuma alteração que mude o estilo do autor será feita sem o seu consentimento.

Diagramação/editoração

Finalizada a preparação do original, um profissional especializado fará a diagramação do livro, dentro dos padrões da Editora. Nesse processo, o projeto gráfico será definido, sempre visando a tornar a leitura agradável.

Revisão de provas

Após o livro ser diagramado, é direcionado para um profissional de revisão que checará se todas as correções solicitadas pelo primeiro revisor (copydesk) foram efetuadas na transcrição do texto original para a cópia diagramada.

Caso o livro seja complexo, quanto à existência de tabelas, gráficos etc. ou ao número de correções solicitadas pelo revisor de prova, poderá haver outra revisão de prova.

Confecção da capa

Simultaneamente ao processo editorial dos originais, serão desenvolvidas sugestões de capa pelos nossos designers, cabendo à Editora a escolha final, baseando-se em sua ampla experiência no mercado editorial, assim como no catálogo de suas obras.

Impressão e acabamento

Após todas as fases descritas, o livro será encaminhado para a impressão. Qualquer alteração neste estágio implicará a confecção de novos originais e perda de cópias, acarretando, assim, mudança de prazo e aumento de custos.

Lançamento

O lançamento do livro será organizado e patrocinado pelo autor, o qual também indicará o local de sua realização, ficando a Editora responsável somente pelo processo gráfico, envio de convites e releases para a imprensa. Casos excepcionais poderão ser feitos de comum acordo com a Editora.

Comercialização

A comercialização dos livros é feita pela Multieditoras a partir da conclusão do processo gráfico, eventualmente com preços promocionais em datas específicas. Ressaltamos que o trabalho de divulgação por parte do autor é de relevada importância, pois como autor e Editora formam uma parceria, os objetivos tornam-se comuns, sendo primordial que o livro alcance o público. Para auxiliar nesse trabalho, o autor poderá fornecer à Editora dados de interessados na comercialização do livro.

Prestação de contas

A prestação de contas dos livros comercializados será feita após o lançamento da obra em data especificada em contrato. O pagamento será efetuado após ter sido calculado o percentual dos direitos autorais.

Encaminhamento do seu trabalho para a análise do Conselho Editorial

Caso seu trabalho esteja alinhado com todas as recomendações editoriais apresentadas, o envio para a análise técnica e de mercado deve ser feito para o e-mail:

andrea@multieditoras.com.br

Esperamos tê-lo como nosso Autor!


VOLTAR

Todos os direitos reservados à Cenofisco - Centro de Orientação Fiscal.