Acessar Área do Assinante
E-mail: Senha
Esqueceu a Senha?

Especiais Cenofisco

DMED
Neste espaço, destacamos as principais características, os procedimentos, as legislações e as perguntas e respostas a fim de facilitar a entrega da Declaração de Serviços Médicos (Dmed) para as Pessoas Jurídicas que recaem na obrigatoriedade.
EFD
Neste espaço, destacamos os procedimentos, as legislações e as perguntas e respostas para as pessoas jurídicas que apuram a Contribuição para o PIS/PASEP e a COFINS com base no faturamento mensal, bem como as que apuram a Contribuição Previdenciária com base na Receita Bruta que estão obrigadas a entregar EFD-Contribuições.
DIMOB
Neste espaço, destacamos as principais características, os procedimentos, as legislações e as perguntas e respostas a fim de facilitar a entrega da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) para as Pessoas Jurídicas que recaem na obrigatoriedade.
ECF
Neste espaço, destacamos as principais novidades, os procedimentos, as legislações e as perguntas e respostas para as empresas que estão obrigadas a entregar Escrituração Contábil Fiscal (ECF).
RAIS
Neste espaço, destacamos procedimento com tratamento geral, multa, legislação, perguntas e respostas e manual para as empresas que estão obrigadas a entregar a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - ano-base 2016.
ECD
Neste espaço, destacamos as principais novidades, os procedimentos, as legislações e as perguntas e respostas para as empresas que estão obrigadas a entregar Escrituração Contábil Digital (ECD).
FEC2017
Tem como objetivo orientar quanto às providências a serem tomadas em relação às Demonstrações Contábeis levantadas em 31/12/16 (com base na legislação em vigor nessa data) e quanto à apuração do IRPJ/CSLL.
SISCOSERV
Neste espaço, destacamos as principais novidades, os procedimentos, a legislação e as perguntas e respostas para as empresas que estão obrigadas a entregar o Siscoserv.
DIRF 2017
Neste espaço, destacamos as principais novidades, os procedimentos, a legislação e as perguntas e respostas para o exercício de 2017, ano-calendário 2016, para as empresas que estão obrigadas a entregar a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF 2017).
FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO
De acordo com o art. 1º do Decreto nº 4.552/02, o Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, a cargo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem por finalidade, assegurar, em todo o território nacional, a aplicação das disposições legais, incluindo as convenções internacionais ratificadas, os atos e decisões das autoridades competentes e as convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho, no que concerne à proteção dos trabalhadores no exercício da atividade laboral.
TRABALHADOR DOMÉSTICO
A Presidenta da República sancionou a Lei Complementar nº 150/15, publicada no DOU de 02/06/2015, que dispõe sobre o contrato de trabalho doméstico; alterou as Leis nºs 8.212/91, 8.213/91 e 11.196/05; revogou o inciso I do art. 3º da Lei nº 8.009/90, o art. 36 da Lei nº 8.213/91, a Lei nº 5.859/72, e o inciso VII do art. 12 da Lei nº 9.250/95; e deu outras providências.
MINIRREFORMA PREVIDENCIÁRIA
Em vigor desde 01/03/2015 a Medida Provisória nº 664/14 (DOU de 30/12/2014) trouxe novas regras para a concessão dos benefícios de auxílio-doença e pensão por morte.
ESPAÇO FISCAL
Com as novas alterações fiscais para 2016, diversas Unidades Federadas estabeleceram novos procedimentos inerentes ao regime jurídico de substituição tributária e para implementação da Emenda Constitucional nº 87/15, que trata das operações (presencial ou não presencial) para consumidor final oriundo em outra Unidade da Federação.
eSOCIAL
Segundo o Manual de Orientação o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas no objeto do e-Social, armazenando-as no ambiente nacional, possibilitando aos órgãos participantes do projeto sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
O governo federal, em razão da crise internacional que atingiu diversos Países, reagiu com a apresentação de redução da carga tributária sobre a folha de pagamento voltada para a diminuição da contribuição previdenciária patronal de determinados setores, principalmente o setor industrial.
ECD 2016
Neste espaço, destacamos as principais novidades, os procedimentos, as legislações e as perguntas e respostas para o exercício de 2016, ano-calendário 2015, para as empresas que estão obrigadas a entregar a Escrituração Contábil Digital (ECD)

VOLTAR

Todos os direitos reservados à Cenofisco - Centro de Orientação Fiscal.