DIRF 2021

Pesquisar por palavra

A DIRF é a principal fonte de captação de dados utilizada no processamento das Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). Através dela, é feita a validação das informações prestadas e detecção de situações de infração à legislação tributária relacionadas à omissão de rendimentos tributáveis, às despesas com planos de saúde coletivos empresariais, às previdências oficial e complementar e ao Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF).

A DIRF 2021 foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.990/2020, e tem por objetivo informar os rendimentos pagos durante o ano calendário que sofreram retenção na fonte seja de beneficiário Pessoa Física ou Jurídica inclusive os residentes no exterior.

Ressaltamos que além dos rendimentos pagos que tiveram retenção na fonte deverão ser informados inclusive aqueles que não sofreram a referida retenção obedecidos os limites legais.

Neste espaço, destacamos os procedimentos, a legislação e as perguntas e respostas para o exercício de 2021, ano-calendário 2020, para as empresas que estão obrigadas a entregar a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF 2021).


Clique aqui

Caso queira visualizar as orientações da DIRF/2020
do ano calendário 2019 exercício de 2020.

Para continuar lendo esse conteúdo, por favor, faça o login no site Cenofisco!